A Ar Telecom vai abandonar o projecto de cobertura nacional com a sua oferta de telecomunicações. Os investimentos da empresa vão ser canalizados para outros mercados, nomeadamente Brasil e Grécia, onde pretende investir mais de 340 milhões de euros este ano.



A notícia avançada pelo Diário Económico refere ainda que a decisão da Ar Telecom passa pelas oportunidades de negócio oferecidas "lá fora", onde é "mais rentável investir", frisa Miguel Martins, presidente da operadora.



É nesta linha de pensamento que a Ar Telecom irá canalizar as suas atenções - e grande parte do orçamento de 800 milhões de euros - no Brasil e na Grécia, pelo menos nos próximos dois anos.



Com o investimento no maior país da América Latina, que deverá chegar aos 40 milhões de euros este ano, a AR Telecom quer atingir a liderança do mercado na tecnologia MMDS, digital e de acesso sem fios com que o grupo fornece televisão, Internet e telefone. Os restantes 300 milhões de euros serão investidos na Grécia que, segundo a empresa, se tornará na base de expansão para os países envolventes, como a Bulgária e a Turquia, onde existem poucas infra-estruturas de telecomunicações.



Para Portugal, os objectivos traçados até aqui não ficam totalmente suspensos embora o investimento para este ano não vá além dos 20 milhões de euros e as regiões de foco se centrem no Porto e Lisboa.



Mesmo abandonando o projecto de cobrir o território nacional com a sua tecnologia de telecomunicações, a operadora afirma que o trabalho feito até aqui trará resultados operacionais positivos este ano.



Por fim, Miguel Martins assume ao Diário Económico que a separação da TV Cabo da Portugal Telecom teve impacto na decisão da empresa e que o fraco retorno dos capitais investidos levou o grupo a não avançar para o concurso da TDT. Posto isto, agora, o objectivo prioritário da AR Telecom é "ganhar dinheiro" através de "uma operação equilibrada".



Notícias Relacionadas:

2008-05-29 - Ar Telecom alarga cobertura em Cascais

2007-09-06 - Ar Telecom canaliza investimento de 25 milhões de euros para o Brasil em 2007