A Associação GSM (GSM Association) está a promover a segunda fase da iniciativa "Ultra-Low Cost Handset", que visa fabricar aparelhos móveis a um preço inferior a 30 dólares para os mercados emergentes. O grupo que já conta com um vasto número de operadores, fabricantes e empresários, lançou uma nova campanha.

"O objectivo da próxima fase é produzir produtos com um custo inferior aos da primeira fase do programa" referiu Craig Ehrlich, presidente da GSMA.

Para esta segunda fase esperam-se inscrições de vários operadores, incluindo seis provenientes da Índia, três de Bangladesh e dois do Paquistão. Entretanto também se esperam inscrições da Tailândia, Filipinas, África do Sul, Ruanda, Camarões, Nigéria, Argélia, Egipto, Iraque, Tunísia, Rússia, Ucrânia, Moçambique, Tanzânia, entre outros.

Após as candidaturas segue-se a fase de selecção, um processo que só deverá estar concluído no Outono, de maneira que os telemóveis de baixo custo deverão chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2006. A GSMA espera que sejam vendidos seis milhões de telemóveis durante a primeira metade do ano.

De acordo com Rob Conway, CEO da GSMA "estamo-nos a esforçar para promover mudanças positivas que podem ser efectuadas pelos governos, tal como decisões reguladoras mais flexíveis e uma aproximação mais favorável aos impostos".

Segundo dados da Associação GSM, 80 por cento da população no mundo reside numa área com cobertura móvel, mas os cerca de 1,3 mil milhões de utilizadores representam apenas 25 por cento deste potencial.

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