Os dois terminais com câmara recentemente anunciados pela Motorola não vão estar disponíveis no último trimestre deste ano, conforme tinha sido anunciado pela empresa, garantem os seus dois principais clientes norte-americanos.



Os atrasos no fabrico dos terminais podem ter consequências sérias para o fabricante americano que desta forma compromete o lote de novidades no trimestre mais rentável em termos de vendas. A notícia foi lançado pela Verizon e pela Vodafone, que juntas detém a Verizon Wireless e veiculada pela Reuters.



Os dois operadores denunciaram publicamente a situação, que não ocorre pela primeira vez e que segundo os analistas contribuiu largamente para a perda de liderança no mercado norte-americano para a Nokia.
Não é claro que esta situação se relacione com a demissão do chairman da companhia Christopher Galvin, na passada semana mas, especula-se que sim na imprensa internacional.



Jimes Gerace porta-voz da Verizon Wireless garantiu à Reuters, que a Motorola "simplesmente não vai conseguir ter os terminais prontos antes do primeiro trimestre do próximo ano", afirmações que o fabricante não quis comentar.



Segundo a mesma fonte, as vendas dos dois terminais móveis deveriam servir para pagar boa parte dos investimentos realizados no seu desenvolvimento. Tendo em conta esta previsão, a Motorola havia garantido em Julho a disponibilização dos novos modelos no início do último trimestre, fechando contratos comerciais com operadores tendo em vista esses timings.



No final do dia a Motorola lançou um comunicado - que actualizou já na segunda feira, dia 29 de Setembro - , desmentindo as informações avançadas pela Verizon Wireless. Com declarações do seu presidente e CEO Mike Zafirovski, a companhia garantiu estar preparada para o último trimestre do ano e assegurou que a colocação no mercado dos novos terminais ocorrerá nas datas previstas.



Segundo o primeiro documento, seriam lançados 15 novos terminais no último trimestre do ano, dos quais nove teriam ecrãs a cores e quatro câmaras incluídas. Este é afinal o número de terminais colocado no mercado pela empresa, ao longo do terceiro trimestre e que permite prever um incremento das vendas na ordem dos 20 por cento, durante este período.



Para o último trimestre do ano está previsto "o lançamento de 16 novos terminais, dos quais doze terão ecrãs a cores e destes, oito terão câmara incluída", avança o segundo comunicado.



Mike Zafirovski considera que a divisão de negócio em causa tem feito “enormes progressos na forma como entende as necessidades do mercado” o que lhe tem permitido melhorar a aceitação dos produtos junto dos clientes e melhorar a performance, face ao ano anterior.




Nota de Redacção: [2003-09-29 11:02:00] A notícia foi alterada para acrescentar informações do desmentido da Motorola.
[2003-09-29 16:23:00] A notícia foi novamente actualizada com a correcção dos números de terminais a lançar até ao final do ano. Depois de ter emitido um primeiro comunicado que desmentia as afirmações da Verizon Wireless e revelado números dos equipamentos que tencionava disponibilizar no último trimestre, a Motorola emitiu hoje mais uma nota de imprensa que corrigia os valores indicados na passada sexta feira.



Notícias Relacionadas:

2003-09-11 - Motorola apresenta modelo V600 em Outubro