A AT&T Wireless e a Cingular anunciaram ontem que formaram oficialmente uma joint-venture para a criação de um sistema global de GSM/GPRS (Global System for Mobile
Communications
/General Packet Radio Service) que irá abranger mais de seis mil quilómetros de auto-estradas rurais nos Estados Unidos.

O serviço, que permite que os utilizadores conversem e acedam à Internet por telemóvel, deverá começar a ser desenvolvido já este trimestre, esperando-se que esteja concluído em 2004. Os termos da joint-venture, que fora anunciada pela primeira vez em Janeiro, não foram divulgados.

As empresas também afirmaram que alargaram o acordo de forma a construir uma rede entre as principais auto-estradas dos estados norte-americanos de Vermont, New Hampshire e a região Norte de Nova Iorque, para além das áreas anteriormente anunciadas em estados do Oeste e do Midwest.

Actualmente, estas áreas não dispõem de serviço de telefonia celular ou apenas possuem o serviço da AT&T baseado num padrão antigo, o TDMA (Time Division Multiple Access), capaz de transmitir chamadas de voz mas que não oferece acesso à Internet, apesar de permitir a troca de mensagens de texto. A Cingular usa exclusivamente redes GSM/GPRS.

As duas companhias, normalmente concorrentes, irão dividir a tarefa de erigir as torres celulares e de instalar o equipamento electrónico necessário. A Cingular é ela própria o resultado de uma joint-venture entre a SBC Communications e a Bell South.

Notícias Relacionadas:
2001-01-29 - Verizon e Vodafone dominam leilão de espectro radioeléctrico
americano