Uma avaria nos cabos de fibra óptica que atravessam o mediterrâneo está a ter sérios reflexos na capacidade de fornecimento de serviços de Internet diversos pontos do mundo.



Um dos países mais afectados pela avaria, ainda sem explicação oficial, é o Egipto, cujo ministro das telecomunicações já admitiu que 70 por cento dos serviços de Internet do país sofreram interrupções de fornecimento graças a este problema.
Também afectados pelo problema que se espera leve várias semanas a ser resolvido estão a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e a Índia.



A dimensão da avaria ainda não foi definida pelas empresas que operam os cabos submarinos afectados. Sabe-se apenas que vários sectores nos países referidos estão a sofrer os impactos, mais graves no sector financeiro ou nas empresas de call centers.



Em alguns casos o impacto para os clientes foi controlado, quando os fornecedores de acesso conseguiram desviar o tráfego das ligações mediterrânicas para as ligações que atravessam o pacifico.
As informações disponibilizadas referem apenas que os cabos danificados estarão na zona da Alexandria e de Marselha.



Ao longo dos últimos anos têm sido diversas as notícias que dão conta de avarias deste género geradores de perdas financeiras elevadas, normalmente consequência de desastres naturais como foi o Tsunami na região da Ásia há alguns anos atrás.



Notícias Relacionadas:

2005-07-29 - Portugal lidera procura de serviços de recuperação de dados da Recovery Labs