A Blue Origin fechou uma parceria com a Nasa. A empresa do fundador da Amazon Jeff Bezos vai colocar os seus serviços ao dispor da agência norte-americana no transporte de novas tecnologias para o espaço.

A confirmação da parceria vem da parte da própria NASA, que adianta que o táxi espacial de serviço será o foguetão reutilizável New Shepard, criado inicialmente como transporte para quem queira experimentar os efeitos da gravidade zero.

O acordo faz parte do Flight Opportunities Program, uma iniciativa mantida pela agência espacial norte-americana com o objetivo de ter veículos comerciais que possam transportar tecnologias desenvolvidas por si, por empresas ou universidades para serem testadas no espaço.

A Blue Origin vai desta forma juntar-se a um grupo de outras cinco empresas, do qual já fazem parte nomes como a Virgin Galactic e a World View Enterprises, com quem terá de disputar as “entregas” para o espaço sideral. 

Desde que abandonou o seu programa espacial que é prática corrente a NASA colaborar com empresas privadas em várias áreas da sua atividade. Uma das parcerias mais recentes abrange o envio de satélites para exploração no espaço.