Vem aí uma nova versão do Bluetooth, sistema de comunicação que já marca presença numa grande variedade de equipamentos como telemóveis, tablets, computadores, periféricos e consolas. E de acordo com a entendidade que supervisiona o desenvolvimento da tecnologia, são três as principais novidades da versão 4.2.



Em primeiro lugar destaque para a segurança e para a privacidade. Com a nova norma os utilizadores só poderão ser “contactados” através de Bluetooth caso seja dada autorização específica para o efeito. Isto pretende proteger os utilizadores sobretudo de publicidade invasiva que usa a tecnologia para chegar aos equipamentos de milhares de pessoas.



Depois a questão da ligação à Internet. Os dispositivos equipados com Bluetooth 4.2 – e que devem começar a chegar ao mercado já na primavera do próximo ano – vão poder ligar-se diretamente através do protocolo IPv6/6LoWPAN. Esta mudança está mais relacionada com os equipamentos para casas inteligentes que assim podem manter-se ligados à Internet sem grandes consumos energéticos - um convite para a Internet das Coisas.



Quanto à velocidade e de acordo com as informações que estão a ser partilhadas na imprensa internacional, o Bluetooth 4.2 permite velocidades de transferência até 2,5 vezes mais rápidas do que nas versões atuais.



Relativamente à questão da retrocompatibilidade, todos os equipamentos que optarem por integrar o novo módulo Bluetooth Smart, o que permite maiores poupanças de energia, apenas podem ser ligados a equipamentos da geração Bluetooth 4.0 e 4.1. Quem usar o módulo Basic Rate/Enhanced Data Rate terá compatibilidade com todas as versões da tecnologia.



A SIG anunciou ainda que as novas funcionalidades de segurança e ao nível da privacidade podem ser integradas em alguns dos equipamentos atuais através de uma atualização de firmware, mas que isso dependerá acima de tudo dos fabricantes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico