
O Brasil encaixou 1,1 mil milhões de euros (2,93 mil milhões de reais) com o leilão de espectro para o 4G, realizado na última terça-feira. Foram vendidos apenas 54 dos 270 lotes disponíveis, de acordo com informação disponibiliza pelo regulador brasileiro, a Anatel.
Os quatro lotes principais foram arrematados pela Claro, TIM, Vivo e o OI (empresa participada pela Portugal Telecom), que apresentaram as melhores propostas. Só nestes quatro lotes de cobertura nacional, o leilão permitiu um encaixa de 2,45 mil milhões de reais.
No total, a Oi comprou no leilão 12 lotes, pelos quais pagará qualquer coisa como 400 milhões de reais (perto de 154 milhões de euros). Quem fez mais compras foi a Claro, que adquiriu 20 lotes (entre regionais e nacional), investindo um total de 988,3 milhões de reais (380 milhões de euros) no leilão.
O 4G chega ao Brasil na primavera do próximo ano, a tempo do campeonato do mundo de futebol, prova que será organizada no país no ano seguinte. De acordo com o calendário elaborado pelo regulador, até abril de 2013 todas as cidades que receberão provas do campeonato das confederações (anterior ao mundial) terão cobertura 4G.
Até dezembro a tecnologia chega a todas as sedes e subsedes do campeonato do mundo de futebol. A cobertura de todo o Brasil com 4G ficará concluída em 2019.
A expectativa do Estado passava por encaixar 1,46 mil milhões de euros (3,81 mil milhões de reais) com o leilão, valor inscrito no orçamento.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini vai dar “vida” ao robot de companhia Ballie da Samsung. Chega às lojas durante o verão -
Site do dia
Deepfake ou imagem real? Neste site pode pôr as suas capacidades de observação à prova -
App do dia
Explore masmorras e descubra tesouros no mundo de fantasia de Crimson Angel -
How to TEK
Já pode utilizar o Google Lens enquanto navega na internet em iOS. Saiba como ativar
Comentários