A Comissão Europeia desloqueou o acesso a 258 milhões de euros para co-financiar projetos que ajudem a melhorar as infraestruturas de conectividade da União Europeia, com destaque para as redes 5G e Gigabit.

A verba fica disponível ao abrigo do programa Connecting Europe Facility e as primeiras chamadas para receber candidaturas já foram abertas. Nesta vertente digital do programa europeu para o desenvolvimento de infraestruturas e serviços transfronteiriços (CEF Digital) nas áreas dos transportes e da energia, procuram-se projetos que permitam dotar de conectividade 5G as principais vias de transporte da Europa e comunidades locais.

O montante pode também ser usado para implementar ou atualizar redes suportadas noutras tecnologias avançadas, bem como para infraestruturas de ligação de serviços cloud, ou de backbones para gateways globais digitais, como cabos submarinos. Cabem também aqui iniciativas relacionadas com a criação de plataformas digitais para infraestruturas de transporte e energia na UE.

Conselho da UE dá “luz verde” a programa de financiamento para transportes, energia e digital
Conselho da UE dá “luz verde” a programa de financiamento para transportes, energia e digital
Ver artigo

Como explica a Comissão Europeia em comunicado, o pacote dá sequência ao definido no primeiro programa de trabalho para o CEF Digital, apresentado em dezembro, que prevê um investimento europeu de mil milhões de euros para, até 2023, co-financiar projetos desenvolvidos por entidades, incluindo joint-ventures, que podem estar situadas dentro e fora do espaço da UE.

As 11 calls lançadas esta quarta-feira, dia 12 de janeiro, mantêm-se abertas para receber candidaturas até ao próximo dia 22 de março.

A segunda edição do CEF foi aprovada no Conselho da União Europeia em junho do ano passado. O programa, que conta com um orçamento de cerca de 33,71 mil milhões de euros, será usado para financiar o desenvolvimento de infraestruturas eficientes e sustentáveis nos setores dos transportes, energia e conectividade digital, até 2027.

No que toca à conectividade digital, conta com um orçamento de 2,07 mil milhões de euros, que foi alargado para refletir o facto de a transformação digital da economia e da sociedade depender do acesso a redes de alta e muito alta capacidade, explicava-se na altura.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.