Os dados constam do relatório trimestral da Anacom, hoje divulgados, e também mostram o crescimento de outras tecnologias alternativas como o FTTH/B, que no final do ano já representava 14,9% dos acessos. O xDSL ligava 21,6% dos serviços de TV por subscrição e o satélite 19,3%.



Nestas tecnologias, registou-se um crescimento de 4,5% dos acessos em fibra e de 3,4% para os acessos suportados em xDSL. Em queda está a utilização das tecnologias de satélite, que perderam 2,8% dos clientes nos últimos três meses do ano. O cabo também perdeu clientes entre outubro e dezembro, 1,1%.



No final do ano os serviços de TV paga reuniam perto de 3,2 milhões de assinantes, mais 49,4 mil clientes que no final de 2012. Olhando apenas para o último trimestre, os serviços de TV paga ganharam 8.500 novos clientes.



A maioria dos utilizadores, como também frisavam os dados do regulador sobre o acesso à Internet, divulgados ontem, optam pela subscrição de serviços em pacote. É assim com 77,9% das ligações ativas.



Em 2013 os serviços de TV por subscrição renderam aos operadores perto de 1,3 mil milhões de euros, mais 3,1% que no ano anterior. A Zon Optimus continua a dominar o mercado, com uma quota de 47,8%, seguida da PTC, que também já tem mais de 40% do mercado - 41,5%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.