A campanha em que a Optimus afirma que a banda larga móvel Kanguru é, "segundo a Anacom, a mais rápida em navegação, downloads e uploads" foi considerada enganosa e deve cessar de imediato.

A decisão é do ICAP - Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial e foi apresentada numa deliberação tomada ontem, da qual a Optimus ainda poderá interpor recurso.

Em causa está a publicidade recentemente promovida pela operadora da Sonaecom na televisão, imprensa e internet, que "tinha como objectivo contrariar uma campanha similar da Vodafone, que divulgava os resultados de um estudo da Anacom que indicava a Vodafone como o operador com a Banda Larga Móvel mais rápida", afirma a concorrente, num comunicado à imprensa em que se congratula pela decisão.

Segundo explica a Vodafone, perante as duas campanhas anunciando conclusões diferentes do mesmo relatório da Autoridade Nacional das Comunicações, o ICAP "vem agora esclarecer que a da Optimus não corresponde à verdade". O TeK contactou a Optimus, estando a aguardar um comentário da empresa.

De acordo com a deliberação do Júri de Ética do ICAP, a campanha "consubstancia uma prática de publicidade enganosa, desleal, desonesta e ofensiva dos direitos do consumidor", o que levou a entidade a decidir que esta deverá "cessar de imediato e não ser reposta".

A Optimus dispõe agora de cerca de uma semana para recorrer da decisão, segundo o procedimento do instituto, que se apresenta como a entidade responsável pela implementação do sistema da auto-regulação para a actividade publicitária.

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