Os clientes da Zon com box de alta definição têm a partir desta terça-feira à disposição um canal de demonstração a três dimensões. A operadora faz assim uma primeira aproximação a uma tecnologia cada vez mais popular, mas cuja massificação deverá tardar.

Na opinião da Zon, ainda é cedo para lançar um canal comercial com conteúdos tridimensionais porque "são poucos os conteúdos existentes", impossibilitando a emissão durante as 24 horas do dia desde tipo de produções, referiu Rodrigo Costa, presidente da Zon, durante a apresentação de resultados financeiros da empresa.

Num primeiro momento, a operadora optou assim por lançar um canal com demonstrações que contêm apresentações de filmes a três dimensões, numa aposta que sugere a "flexibilidade" da sua rede, alega Rodrigo Costa, citado pelo Jornal de Negócios.

Já o administrador Luís Lopes, refere que o canal de demonstração 3D da Zon utiliza a tecnologia disponível nos cinemas, mas para a sua visualização é necessário que o consumidor tenha uma televisão preparada para esta tecnologia, cujos preços podem chegar aos 8/9 mil euros. Por isso a Zon acredita que a massificação do 3 D ainda poderá levar algum tempo.

Lucros a descer, com crescimento nas receitas
Em 2009, os lucros da Zon Multimédia tiveram uma queda de 8,1 por cento, para os 44 milhões de euros. Já as receitas de exploração atingiram os 823 milhões de euros, numa subida de 7,5 por cento.

Em conferência de imprensa para divulgar os resultados, a administração da empresa salientou ainda que as receitas dos negócios de TV por subscrição, banda larga e voz aumentaram 9,1 por cento.

Os responsáveis da Zon indicaram também que a taxa de penetração do mercado do triple play é de 41 por cento, o que dá 484,4 mil clientes a subscreverem a sua oferta de Internet, telefone e televisão.

Nota de Redacção: A notícia foi inicialmente publicada de forma incompleta, tal como um dos nossos leitores notou. Pelo facto, deixamos o nosso pedido de desculpas.