A indústria automóvel e a Comissão Europeia estão a promover o fabrico de "carros inteligentes" , nomeadamente através da integração de um sistema tecnológico que permite a ligação automática para o número de emergência em caso de acidente. Esta é uma componente da estratégia i2010 que visa mostrar como as tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem melhorar os serviços públicos e a qualidade de vida dos cidadãos.

Em Fevereiro deste ano a Comissão e a indústria automóvel europeia assinaram um plano de acção que estabelecia que todos os veículos da Europa fossem equipados com um serviço automático de chamadas de emergência (eCall) até 2009.

"Estou muito satisfeita com o progresso do eCall. No entanto, se os estados membro não reagirem, e não investirem na infra-estrutura necessária para o serviço, haverá um atraso na apresentação da tecnologia", disse Viviane Reding na Exposição Internacional de Motor em Frankfurt, onde está exposto o eCall e outra tecnologia de e-segurança.

Em caso de acidente, o eCall chama os serviços de emergência e reporta a localização exacta do acidente. O serviço pode ser activado de forma automática, ou manualmente, por alguém no veículo. A informação exacta da situação irá reduzir o tempo de resposta, permitindo salvar vidas e reduzir a gravidade dos ferimentos.

Devido ao lento progresso de adopção nos estados membros, a Comissão deu inicio uma nova campanha de comunicação. A "Bringing eCall to the Citizens" aconselha os governos nacionais a agir e a investir no eCall, para que o seu lançamento pan-europeu se realize em 2009.

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