A Comissão Europeia vai conceder um apoio financeiro de 37,6 milhões de euros ao projecto "Télévision Mobile Sans Limite". Coordenado pela divisão francesa da Alcatel-Lucent, o projecto tem como objectivo desenvolver uma solução que combine as redes terrestre e de satélite para transmitir emissão em broadcasting para os telemóveis.



Os esforços de desenvolvimento iniciaram-se em 2006 e os resultados deverão surgir em 2009. Na totalidade o projecto custará 98,4 milhões de euros, dos quais 37,6 milhões de euros são concedidos pela CE, através da Agência de Inovação francesa.



O projecto de I&D vai procurar desenvolver uma nova solução de televisão móvel trabalhando na banda S e na frequência dos 2,2GHz que marque a diferença face às opções disponíveis, quer em termos de canais suportados, quer em termos de qualidade ou de cobertura geográfica. Com a combinação da rede terrestre e da rede de satélite a Alcatel-Lucent, e as restantes empresas envolvidas no projecto, pretendem eliminar as restrições geográficas dos serviços de Mobile TV às áreas urbanas.



O plano de trabalhos prevê ainda o desenvolvimento de um serviço de gestão de crise que permitirá às autoridades nacionais alertarem a população rapidamente em caso de desastre natural, ataque terroristas ou outra situação de catástrofe.



Juntamente com a Alcatel-Lucent estão no projecto três institutos de investigação e seis empresas privadas.



Notícias Relacionadas:

2007-04-12 - Fabricantes móveis querem promover interoperabilidade em serviços de mobile TV

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.