Os fundos reservados ao financiamento de projectos para a quarta chamada da área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) do Sexto Programa Quadro serão na sua maior parte para atribuir a propostas que visem a investigação no sector dos sistemas móveis e sem fios, segundo revelou a Comissão Europeia.



Com os 151 milhões de euros que adjudicará às tecnologias móveis, o executivo europeu pretende incentivar a pesquisa na protecção de sistemas de comunicação e dados pessoais contra o cibercrime, ao mesmo tempo que visa assegurar a liderança da Europa em tecnologias cerne para a economia do conhecimento.



O valor investido pela CE no sector móvel representa nestes projectos cerca de 15 por cento do total de fundos envolvidos na quarta chamada de TIC. Além dos 151 milhões de euros estão também reservados mais 83 milhões de euros para 24 projectos que visam a área da saúde com recurso à tecnologia e mais 91 milhões de euros destinados a 22 projectos relativos a segurança rodoviária.



A quarta chamada da área de Tecnologias da Informação e Comunicação prevê ainda um financiamento de 73 milhões de euros para projectos que visem a melhoria dos serviços online e nomeadamente que permitam que a Internet avance para uma rede wireless que suporte a completa mobilidade, televisão interactiva e segunda geração da tecnologia móvel 3G.



Os fundos remanescentes serão divididos por áreas como a nano-electrónica, sistemas audio-visuais e tecnologia avançada de ensino.



Notícias Relacionadas:

03-08-2005 - TIC recebem mil milhões de euros na 4ª chamada do 6º Programa Quadro