Os problemas com a infraestrutura de comunicações deverão ser uma realidade em metade dos 12 estádios de futebol que irão receber o campeonato do mundo, já a partir de 12 de julho.


O aviso já tinha sido dado pelo sindicato que representa os operadores de telecomunicações, que vinha alertando para a falta de tempo para instalar toda a infraestrutura necessária para garantir comunicações de dados dentro dos estádios durante os jogos.


O problema decorre de atrasos na negociação das condições comerciais da instalação e exploração dessa infraestrutura, entre os administradores dos estádios e os operadores de telecomunicações, como relata o IDG.


O ministro com a tutela das comunicações admitiu a questão e referiu no início da semana que em seis estádios do mundial a rede Wi-Fi está já instalada. Nos restantes há atrasos e, ainda que os operadores comecem já a trabalhar, dificilmente irão a tempo de recuperar e criar condições para oferecer um serviço de qualidade. Um dos estádios onde as comunicações deverão ser um problema é o Arena Corinthians, em São Paulo, que abre a competição.


Os problemas com as comunicações móveis dentro dos estádios também ensombrou a Copa das Confederações no ano passado. Em consequência os principais operadores móveis (Claro, Oi, Nextel, Tim e Vivo) fizeram um acordo para a partilha de infraestruturas para todas as instalações necessárias dentro dos estádios, como forma de agilizar o processo. No entanto, já nessa altura a demora nos acordos entre administradores de estádios e operadores arrastou os processos.


A rede que os operadores precisam de instalar dentro dos estádios reforça a capacidade móvel recorrendo a fibra ótica, instalada desde uma sala de operações no estádio e ligadas às antenas. Para os adeptos ficam disponíveis serviços de rede móvel e serviços Wi-Fi gratuitos, que ajudam a descongestionar as redes móveis.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.