O “5G.RURAL - 5G for rural smart communities of tomorrow” já está a trabalhar. Este é um projeto de um consórcio liderado pela dstelecom que tem o objetivo de garantir, até 2026, a implementação de múltiplos casos de uso assentes em 5G em zonas remotas do Alentejo.

Entre estes casos, estão incluídos projetos nas áreas da saúde, educação, energia, agricultura, turismo, arte e cultura para servir, através da rede 5G, mais de 70 mil pessoas da região.

O consórcio já começou a desenvolver soluções para implementação da rede 5G em neutral hostOs trabalhos de construção e operacionalização da rede vão durar três anos, avança a líder do consórcio em comunicado, e focam-se na promoção de comunidades inteligentes e no desenvolvimento de zonas com menor densidade populacional através da utilização da tecnologia 5G.

O projeto 5G.Rural está orçamentado em 5,3 milhões de euros, incluindo um cofinanciamento de 75% por parte da Comissão Europeia. O consórcio promotor do projeto é liderado pela dstelecom, integrando ainda a NOS, a Innovation Point e a IrRadiare.

A iniciativa foi aprovada no âmbito do mecanismo Connecting Europe Facility (CEF), no pilar Digital (CEF Digital), no âmbito da medida “5G for Smart Communities”. Além do 5G.Rural, foram selecionadas outras nove propostas no território europeu.

Portugal brilha no 5G e merece aplausos na evolução da maturidade dos serviços de saúde digital
Portugal brilha no 5G e merece aplausos na evolução da maturidade dos serviços de saúde digital
Ver artigo

O consórcio também quer “expandir os serviços disponíveis nesta infraestrutura, como quiosques digitais, carregadores elétricos e outros recursos adicionais que promovam a ligação com as populações”, esclarece.

A implementação do “5G.RURAL” pretende ser escalável e integrar as antenas e restantes componentes necessários de uma forma sustentável e integrada na paisagem, quer urbana como rural, já existente.

A dstelecom está posicionada como multioperador da rede fibra ótica em zonas com maior carência ao nível digital em Portugal, e “nunca escondemos a nossa ambição de replicar o modelo de negócio neutro e de partilha no 5G e acelerar a sua implementação nas zonas rurais”, conclui Ricardo Salgado.

A rede da dstelecom passa por mais de 145 municípios do território nacional sendo utilizada pelas operadoras de telecomunicações para disponibilizar os respetivos serviços ao consumidor final. No final de 2023, a dstelecom cobria mais de 800 mil casas.