Os três operadores de comunicações já tinham oferecido 10 GB de dados móveis aos seus clientes, logo no início da crise pandémica de COVID-19. Agora têm um pacote especial para profissionais de saúde. Em nota enviada à comunicação social, o Ministério da Economia e da Transição Digital explica que o acordo de colaboração foi assinado entre o Gabinete de Resposta Digital à COVID19, o Ministério da Saúde e os Operadores de Telecomunicações: Altice, NOS, NOWO e Vodafone.

Segundo a informação, o Gabinete de Resposta Digital ao Covid-19 tinha solicitado o apoio dos Operadores de Telecomunicações para encontrar soluções urgentes, que salvaguardem os consumos de comunicações eletrónicas por parte dos profissionais de saúde do SNS, e isso acabou por dar origem a esta oferta.

Fia garantido aos profissionais de saúde "que estão a responder diretamente à crise de saúde pública identificados pela Administração Central do Sistema de Saúde - ACSS", um plafond extra de 10 mil minutos de voz para redes fixas e móveis nacionais, 10 mil SMS para redes móveis nacionais e 10 GB de dados.

"Estes benefícios serão associados aos tarifários de serviço telefónico móvel, que individualmente cada profissional do SNS tiver subscrito com o seu operador, pelo período de 30 dias e serão renovados no primeiro dia de cada mês, enquanto se mantiver a pandemia", refere o mesmo comunicado.

Os profissionais abrangidos têm de se inscrever no portal covid19estamoson.gov.pt para poderem beneficiar desta oferta, após o que a ACSS fornecerá aos operadores a listagem dos profissionais abrangidos.

10 GB de dados grátis: Já pode subscrever a oferta dos operadores para combater a COVID-19
10 GB de dados grátis: Já pode subscrever a oferta dos operadores para combater a COVID-19
Ver artigo

Recorde-se que o Gabinete de Resposta Digital ao COVID-19 integra vários representantes governamentais, incluindo do Gabinete do Primeiro-Ministro, das áreas governativas da Economia e Transição Digital, Infraestruturas e Habitação, Modernização do Estado e Administração Pública e Educação, mas também a  Direção-Geral da Saúde, Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Agência para a Modernização Administrativa e Direção-Geral da Educação. Do lado dos operadores de telecomunicações estão presentes a Altice, a NOS, a Vodafone e a Associação do setor APRITEL.

Outras empresas como a  AWS, CISCO, ESRI, Facebook, Google, Huawei, Microsoft e Netflix estão igualmente representadas, e ainda entidades da Academia e representantes do setor social / associativo, como a VOST Portugal.

Nota da Redação: a notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 20h19

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.