A comunicação foi feita em simultâneo pelas três operadoras de telecomunicações, Altice (MEO), NOS e Vodafone, num movimento de concertação que não é habitual num sector tão concorrencial como o das comunicações, mas mostra um propósito comum num momento em que a pandemia do Covid-19 afeta toda a sociedade.

As empresas esclarecem que a oferta de  10 GB de dados é válida para os serviços móveis e abrange clientes particulares e empresariais durante 30 dias, após a subscrição. O comunicado refere que "de forma a minimizar os impactos que o COVID-19 já está a ter na vida dos Portugueses, os operadores MEO, NOS e Vodafone anunciam que vão oferecer 10GB de dados aos seus clientes de serviço telefónico móvel".

Covid-19: Como se estão a preparar as principais empresas portuguesas?
Covid-19: Como se estão a preparar as principais empresas portuguesas?
Ver artigo

A oferta de dados móveis é uma forma de permitir aos utilizadores usarem o acesso à internet fora dos locais de trabalho, já que muitos trabalhadores estão agora em regime de teletrabalho, procurando evitar o contágio em situações de quarentena voluntária.

"Esta medida procura facilitar o cumprimento pelos cidadãos das medidas de prevenção e controlo de infeção pelo COVID-19, dando resposta às necessidades acrescidas de comunicação por se encontrarem em casa em regime de teletrabalho, de prevenção ou de assistência a familiares", refere o comunicado.

Os clientes particulares ou empresariais dos três operadores podem subscrever a oferta de dados através das suas app de cliente ou dos sites das operadoras, entre os dias 17 e 31 de março. "A oferta de 10GB de dados será válida pelo período de 30 dias a partir da data de subscrição", refere a comunicação.

A medida de concordância alarga-se também aos canais de TV. Na sequência da suspensão da generalidade dos eventos desportivos, os operadores tinham também decidido, em conjunto com a Sport TV, BTV e Eleven Sports, não cobrar a mensalidade a novos e atuais clientes para os respetivos canais.

"Esta medida mantém-se durante o período excecional de suspensão da maioria das competições desportivas dos respetivos canais", refere o comunicado.

As operadoras já se preparavam para transmitir a BTV em sinal aberto este fim de semana  e a Sport TV pretendia transmitir os jogos das 25.ª e 26.ª jornadas da I Liga portuguesa de futebol no canal aberto da SportTV, mas os jogos foram entretanto suspensos por tempo indeterminado.

A OMS confirmou ontem que o surto de Covid-19 já é uma pandemia e que há mais de 120 mil infetados no mundo. A progressão dos casos positivos, e do número de mortos, tem sido rápida, e todos os dias há novos números, que são acompanhados por mapas alimentados por dados de organizações de saúde. Em Portugal o primeiro caso foi só confirmado na semana passada, mas já há perto de 80 pessoas infetadas, e milhares em quarentena.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.