A comunicação foi feita na semana passada, em simultâneo pelas três operadoras de telecomunicações, Altice (MEO), NOS e Vodafone, garantindo mais dados para todos os clientes a acesso aos canais pagos. O movimento de concertação não é habitual num sector tão concorrencial como o das comunicações, mas mostra um propósito comum num momento em que a pandemia do Covid-19 afeta toda a sociedade.

A oferta fica disponível a partir de hoje e os 10 GB de dados são válidos para os serviços móveis, abrangendo clientes particulares e empresariais durante 30 dias, após a subscrição. De notar que a oferta não abrange as pens de internet móvel, conhecidas como hotspots.

Os clientes das operadoras devem aceder às suas áreas de cliente, nas apps móveis, para fazerem desde já a subscrição deste serviço.

Covid-19: Como se estão a preparar as principais empresas portuguesas?
Covid-19: Como se estão a preparar as principais empresas portuguesas?
Ver artigo

"Esta medida procura facilitar o cumprimento pelos cidadãos das medidas de prevenção e controlo de infeção pelo COVID-19, dando resposta às necessidades acrescidas de comunicação por se encontrarem em casa em regime de teletrabalho, de prevenção ou de assistência a familiares", refere o comunicado das operadoras.

A MEO, a NOS e a Vodafone criaram páginas específicas de informação aos clientes para esta subscrição, com indicação da iniciativa.

A oferta de dados móveis é uma forma de permitir aos utilizadores usarem o acesso à internet fora dos locais de trabalho, já que muitos trabalhadores estão agora em regime de teletrabalho, procurando evitar o contágio em situações de quarentena voluntária.

Os clientes particulares ou empresariais dos três operadores podem subscrever já hoje a oferta de dados através das suas app de cliente ou dos sites das operadoras, e têm até ao dia 31 de março para o fazer. A oferta de 10GB de dados será válida pelo período de 30 dias a partir da data de subscrição.

Canais de desporto grátis

O acordo para serviços gratuitos alarga-se também aos canais de TV. Na sequência da suspensão da generalidade dos eventos desportivos, os operadores tinham também decidido, em conjunto com a Sport TV, BTV e Eleven Sports, não cobrar a mensalidade a novos e atuais clientes para os respetivos canais.

"Esta medida mantém-se durante o período excecional de suspensão da maioria das competições desportivas dos respetivos canais", refere o comunicado.

As operadoras já se preparavam para transmitir a BTV em sinal aberto este fim de semana  e a Sport TV pretendia transmitir os jogos das 25.ª e 26.ª jornadas da I Liga portuguesa de futebol no canal aberto da SportTV, mas os jogos foram entretanto suspensos por tempo indeterminado.

Nota da redação: foram adicionadas imagens das aplicações

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.