A multa aplicada pelas autoridades coreanas da privacidade é de 211 milhões de won, o equivalente a 144 mil euros, um valor que fica acima do legalmente previsto para este tipo de infração - ultrapassa o teto de 1% sobre o valor da faturação da empresa - mas que o regulador justifica com a gravidade da situação.



Tal como já tinha acontecido noutros países, a Google é condenada pela recolha ilegal de informação associada às contas de Internet dos utilizadores residentes nas ruas onde os carros de recolha de imagens da empresa passaram para capturar informação para o Street View.


Senhas de acesso à Internet, informação de registo das ligações, números de série dos equipamentos Wireless, dados das mensagens de texto dos utilizadores das redes, informação de cartões de crédito e endereços de email estarão entre os dados recolhidos pela Google sem permissão entre 2009 e 2010, avança a imprensa local. No total serão mais de meio milhão de registos de informação.



Recorde-se que em abril do ano passado outro caso do género na Alemanha teve uma decisão final, que resultou numa multa de 145 mil euros para a gigante da Internet. Ambas as condenações têm pouco impacto nas contas da empresa, tendo em conta os níveis de receita gerados pela empresa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico