Comemora-se esta terça-feira, 17 de Maio, mais um Dia das Telecomunicações e da Sociedade da Informação. O evento foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e assinala-se em várias partes do Globo, nomeadamente em Portugal, onde as iniciativas se prolongam até ao final do mês.

A Fundação Portuguesa das Comunicações promove a inauguração da FPC Living Lab, um espaço aberto à investigação e desenvolvimento de produtos e serviços na área das tecnologias de informação e comunicação. O mesmo organismo apresentará, igualmente, a versão 5.0 da Casa do Futuro.

A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, também se associa às comemorações. Tal como em ocasiões anteriores, a Rede de Espaços Internet será uma das protagonistas entre as iniciativas previstas, cabendo-lhe enquadrar acções de sensibilização e promoção da utilização da Internet e das TIC na temática que serve de mote à edição 2011 do Dia Mundial das Telecomunicações.

As acções concretas incluídas nesta iniciativa (mais de 120) prolongam-se até ao final de Maio e podem ser vistas nas páginas de notícias do portal Rede de Espaços Internet.

A associação cívica APDSI também decidiu juntar-se às comemorações e agendou para esta terça-feira a apresentação da 10ª tomada de posição do Grupo de Alto Nível (GAN), assim como a apresentação de uma nova versão do Glossário da Sociedade da Informação.

De salientar que o tema escolhido para as comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações em 2011 é "Melhor qualidade de vida nas comunidades rurais com as TIC" ("Better life in rural communities with ICTs", no título original ) e tem por objectivo destacar o importante papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como catalisadoras da promoção da qualidade de vida das pessoas, da sociedade e da economia no contexto rural, potenciando melhor qualidade de vida, combatendo a pobreza, a iliteracia e a exclusão social, referem os seus promotores.