Se por um lado os smartphones são elementos de distração no trabalho, por outro a aposta na mobilidade por parte das empresas tem os seus benefícios. É exatamente isso que demonstra um estudo recente realizado pela Aruba, uma empresa Hewlett Packard Enterprise.

A análise, que envolveu mais de 1.800 respostas, indica que as empresas que têm vindo a apostar no uso de dispositivos móveis registaram um aumento de produtividade em 16%, valor que representa uma poupança de 6,4 horas semanais, o equivalente a 320 horas ou 41 dias de trabalho por ano.

Também a criatividade dos colaboradores registou um acréscimo de 18%, a satisfação 23% e a lealdade à empresa 21%, “fatores que contribuem em larga escala para o sucesso de qualquer negócio”, destaca-se. 

Entre os inquiridos, 40% afirmam que nunca trabalhariam para uma empresa que não lhes permitisse usarem os seus próprios dispositivos móveis no trabalho.

O estudo revela ainda que 42% das empresas apostam no uso de ferramentas colaborativas (Slack, Gchat) e 31% oferecem apps que promovem a comunicação móvel das atividades diárias de trabalho entre colaboradores.

Mais de metade (54%) das empresas fornece acesso à rede da empresa a partir de qualquer dispositivo móvel.