A possibilidade de existência de um drone no espaço aéreo do Aeroporto do Porto levou à suspensão das operações naquela infraestrutura durante cerca de 40 minutos, na tarde desta quinta-feira.
A situação obrigou a um desvio de um voo da Turkish Airlines para Lisboa, enquanto outros tiveram que aguardar, no ar ou em terra, enquanto as autoridades tentavam encontrar o drone. De acordo com o Jornal de Notícias, nenhum avião descolou ou aterrou entre as 14h10 e as 14h50 horas de ontem.
"Um comandante de um voo que tinha acabado de descolar do Porto reportou ter avistado um drone, a 5.000 pés de altitude [cerca de 1,5 km]". Acionado o protocolo para a situação, "as autoridades suspenderam as operações e procuraram avistar o drone, sem sucesso", referiu a NAV Portugal, entidade responsável pela gestão do espaço aéreo nacional, citada pelo Jornal de Notícias.
Embora o regulamento da ANAC proíba o voo de drones a mais de 120 metros de altura e nas áreas de aproximação e descolagem dos aeroportos, é onde os incidentes mais ocorrem. Só na primeira metade do ano foram reportadas 16 situações do género.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários