Os anúncios direcionados são uma prática comum na internet. É, aliás, através deste sistema que a maior parte das plataformas digitais gera a maior fatia da sua receita. Na televisão, onde não existem formas de segmentar o público em tempo real, as marcas não têm forma de garantir que a sua publicidade é visualizada por consumidores com um perfil adequado ao produto que estão a vender. No entanto, um grupo de empresas norte-americanas tem intenções de transportar esta tecnologia para as TVs.
Disney, Comcast, NBCUniversal, CBS e Discovery anunciaram a celebração de uma parceria com a Vizio, para a criação de um padrão televisivo que vai impactar o conteúdo dos anúncios. As empresas chamam à iniciativa "Project OAR", que abrevia o nome Open Addressable Ready. O sistema vai permitir colocar anúncios direcionados em programas calendarizados previamente pelas estações televisivas e em conteúdos consumidos on-demand.
A tecnologia vai, naturalmente, aumentar o preço dos spots publicitários na televisão, mas vai também implicar a partilha de dados dos consumidores com terceiras entidades, o que levanta algumas questões relacionadas com a privacidade dos mesmos.
Segundo a Adweek, o grupo espera ter um protótipo funcional já durante esta primavera. O produto final deverá estar disponível para ser utilizado pelas operadoras no final deste ano ou no início do próximo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários