A empresa portuguesa Eleven Systems desenvolveu uma aplicação para smartphones que pretende simplificar o ato de pedir fatura. Já disponível para Android e iPhone, a app Peça Fatura cria um cartão virtual do utilizador que permite a consulta rápida dos dados necessários à faturação.

A interface da aplicação é bastante simples e nem mesmo as pessoas com menos conhecimento tecnológico devem sentir dificuldades em trabalhar com o software. Basta introduzir o nome e o número de identificação fiscal para que o cartão fique criado, mas existe ainda a possibilidade de completar a informação pessoal com a morada e uma fotografia da entidade fiscal em questão.

A aplicação está disponível em duas versões, uma gratuita e outra paga. A versão gratuita apenas permite o registo de uma entidade fiscal, enquanto a aplicação paga permite o registo de várias pessoas ou empresas. A app está também disponível em inglês, francês e espanhol.

[caption]Peça Fatura[/caption]

[caption]Peça Fatura[/caption]

"Com esta solução, evita-se o transtorno de memorizar com exatidão os dados fiscais, como o nome ou morada completos, mas sobretudo o número de contribuinte. Evita-se também o incómodo de retirar cartões da carteira a fim de obter esta informação", revela a empresa em comunicado. Outra das vantagens é o tamanho de letra generoso em que os dados são apresentados.

O software da Eleven Systems gera ainda QR Codes que contêm os dados do cartão virtual e que em alguns casos podem acelerar o processo do pedido de fatura. Ainda que os leitores de QR Codes não sejam uma realidade no comércio português, um dos responsáveis da empresa, Alexandre Ribeiro, disse ao TeK que acredita que nos próximos meses a tecnologia de leitura digital vai crescer a nível nacional e a ferramenta da Peça Fatura vai ter mais utilidade.

A aplicação da empresa portuguesa aparece numa altura em que as próprias entidades fiscais incentivam os portugueses ao pedido de faturas em determinados serviços com a promessa de benefícios fiscais. O serviço e-fatura, que vai estar em fase de testes durante o mês de dezembro, arranca oficialmente com todas as vantagens no mês de janeiro.

[caption]Peça Fatura[/caption]

Além da Peça Fatura, a Eleven Systems tem outras aplicações para dispositivos móveis: já disponível, o KidChromo é um software que regista o crescimento dos mais pequenos através de fotografias, de notas e comentários e que "resumem" a evolução das crianças, enquanto a Sales Report, ainda não disponível, é uma app de análise comercial que compara e regista a evolução de vendas por local, por tempo ou por canal de venda.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico