A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) emitiu um parecer onde recomenda a criação de "um ou mais canais" para a Televisão Digital Terrestre (TDT), para aumentar a competitividade do segmento televisivo não pago em Portugal.

O parecer, requisitado pela Autoridade da Concorrência, fala na "necessidade de alargamento da oferta de televisão gratuita" como forma de garantir o desenvolvimento da TDT. A acontecer, a inclusão de novos canais terá que ser precedida de concurso público.

Segundo o Correio da Manhã, a ERC refere no entanto que a criação de mais canais é uma decisão que deve ser ponderada com cautela já que a RTP, a SIC e a TVI estão a atravessar um período de graves dificuldades. A contração do mercado publicitário tem condicionado os resultados financeiros dos canais que estão ativos.

A ERC diz ainda que existem "outras medidas" que podem promover o aproveitamento da TDT, sem especificar quais.

Atualmente Portugal tem cinco canais de televisão digital - além dos já referidos, a RTP2 e o Canal Parlamento têm transmissão em sinal aberto. Vários utilizadores têm criticado a política de transição para TDT em Portugal por ter sido dos poucos países onde não houve um crescimento significativo no número de canais.

Portugal é atualmente o país com menos canais na TDT. Em contrapartida Itália é o país com mais emissões em sinal digital, ao disponibilizar perto de 120 canais.

Recentemente a Anacom confirmou que a televisão digital terrestre vai evoluir para um rede de multifrequência, que deverá assegurar uma melhor qualidade no sinal televisivo.

Os leitores podem ainda recordar os desenvolvimentos do primeiro ano de TDT em Portugal no especial que o TeK preparou.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico