A Ericsson fez as primeiras demonstrações da tecnologia HSPA Evolution com velocidade até 42 Mbps no CTIA Wireless 2008, em Las Vegas. Atingir esta meta é, para a fabricante, "um importante marco na indústria" e "reforça posição do HSPA como principal tecnologia de banda larga móvel".



Esta velocidade é alcançada através da combinação da tecnologia de modulação (64QAM), em conjunto com a tecnologia de antena MIMO - Múltiplos Input e Múltiplos Output 2x2 - e permitirá aos operadores aproveitar as infra-estruturas de rede existentes para satisfazer as necessidades dos consumidores no que se refere a serviços de multimédia avançados.



As soluções de acesso via rádio WCDMA/HSPA da Ericsson oferecem um caminho evolutivo para a tecnologia HSPA. De acordo com a empresa, a família de antenas RBS 3000 são compatíveis tanto com redes HSPA Evolution como para LTE, a chamada quarta geração.



Com estas capacidades, são obtidos benefícios para os dois lados do mercado, ou seja, para os consumidores, que podem desfrutar da velocidade obtida, e para os operadores que serão capazes de reduzir os custos operacionais da rede graças ao aumento da produtividade estimulada pelo HSPA Evolution, explica Ulf Ewaldsson, vice-presidente e gestor de produto da área de rádio da Ericsson.



O HSPA Evolution está a ser lançado comercialmente em 80 países, de todos os continentes, com 90 das redes a serem desenvolvidas pela Ericsson que, em comunicado, refere que "o primeiro passo do HSPA Evolution será introduzido em 2008".



Notícias Relacionadas:

2008-03-31 - Acesso de banda larga móvel cresce 850% em todo o mundo