O Ministério da Indústria espanhol aprovou a legislação que vai permitir às frotas de aviação comercial que operam no país disponibilizar comunicações móveis a bordo dos aviões.



Seguindo as normas definidas para a União Europeia, mantêm-se apenas as restrições às comunicações durante o período de descolagem e aterragem das aeronaves. Mantém-se também em stand by a possibilidade de usar a Internet móvel a bordo, bem como a possibilidade de enviar MMS, áreas não cobertas pelas normas já aprovadas.


A possibilidade de fazer chamadas e enviar SMS não será no entanto imediata, já que os operadores habilitados para prestar o serviço terão primeiro de fechar acordos com as companhias aéreas interessadas em oferecer esta possibilidade.



Quando estiverem garantidas as condições técnicas necessárias para oferecer o serviço há ainda que estabelecer acordos de roaming com os operadores móveis "em terra", especifica a imprensa espanhola.


Os serviços de comunicações móveis a bordo podem ser fornecidos pela Onair ou Air Mobile, habilitadas para prestar serviços de Mobile Communication on Aircraft (MCA).



Estes serviços, validados a nível europeu, garantem comunicações móveis de voz e SMS a altitudes superiores a 3 mil metros, realizadas a partir do telemóvel que o utilizador usa em terra.