Denominado "Como criar serviços EMS", o documento que Alcatel, Motorola, Siemens e Sony Ericsson publicaram conjuntamente descreve as capacidades da futura geração do SMS (Short Message Service), o chamado Enhanced Messaging Service (EMS), ao mesmo tempo que providencia informação técnica sobre terminais EMS já disponibilizados pelos fornecedores participantes.



Os criadores das directrizes EMS pretendem que a mesma tecnologia que possibilita o envio de imagens e sons seja catalizadora da disseminação do fenómeno de utilização de mensagens de texto em todo o mundo, uma vez que o EMS adiciona, segundo os mesmos, poderosas funcionalidades à já conhecida norma SMS.



Os operadores de rede esperam beneficiar dos novos serviços desde que estes utilizem a actual infra-estrutura SMS e as normas industriais existentes, evitando grandes investimentos ao mesmo tempo que se criam oportunidades para gerar receita.



As novas capacidades EMS, que se servem do familiar interface de utilizador e da compatibilidade com os existentes telefones, podem proporcionar aos utilizadores novas formas para expressar sentimentos através de mensagens SMS.



O documento publicado pelos fabricantes pretende ilustrar o forte apoio à EMS como uma plataforma de messaging e o significante papel no envio de mensagens através de telemóvel. Ao mesmo tempo pretende demonstrar os benefícios de tal tecnologia aos criadores de conteúdos e fornecedores de serviços.




O standard EMS foi definido pela 3GPP (3 rd Generation Partnership Project) como uma norma aberta que pode ser suportada por qualquer fabricante e garante a interoperabilidade entre utilizadores. A mesma iniciativa foi tomada pela Nokia para a sua plataforma de envio e recepção de mensagens, imagens e áudio via telefone, Multimedia Messaging Service (MMS).



As previsões actuais da GSM Association apontam para que todos os dias sejam enviadas cerca de um milhar de milhão de mensagens por telemóvel. Na altura em que as capacidades EMS forem integradas nos telefones móveis é esperado que as mensagens entre utilizadores aumentam à medida que os utilizadores puderem optar pela capacidade de adicionar imagens ou efeitos sonoros ao seu texto, refere o comunicado das empresas.



Notícias Relacionadas:

2002-02-14 - Motorola renova portfolio de produtos para 2002

2001-11-22 - Nokia reforça aposta em standards de tecnologia abertos

2001-09-05 - Ericsson lança dois novos telemóveis