A GSM Association propôs que as fabricantes de telefonia móvel abraçassem políticas verdes e chegassem a 2012 com 118 mil estações base suportadas por fontes de energia renováveis nos países em desenvolvimento.

Apesar de ambicioso, já que actualmente apenas 2 mil das 3 milhões de estações existentes são alimentadas desta forma, o projecto é, segundo a associação, importante na medida em que ajudará a reduzir as emissões de CO2.

Do lado das fabricantes, a Nokia Siemens Networks já informou que a energia renovável será a sua primeira opção suportar as suas estações base em 2011. Nos dias que correm, a fabricante já conta com cerca de 300 infra-estruturas desta natureza suportadas por energias verdes.

Por parte da Ericsson e Orange Guninea Conakry existe o projecto de substituição de uma centena de estações base africanas que actualmente são suportadas por fontes a diesel. O objectivo é colocar nestas estações uma mistura de energia solar e energia produzida por baterias a diesel. O consórcio tem em vista a implementação de mais de mil pontos com energias alternativas em África até ao final deste ano.