Pretendendo aumentar a qualidade de serviço, fiabilidade e segurança do serviço DNS, uma das bases da Internet, a FCCN acordou com o Internet Systems Consortium a instalação de uma nova réplica do “F root server” em Portugal. A instalação foi realizada em cooperação com a Rede de Investigação e Ensino (RCTS) e o GigaPIX (Portugal Internet Exchange, o ponto onde os operadores partilham o tráfego de Internet entre si.

O Internet Systems Consortium é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão suportar a infra-estrutura da Internet, tendo para isso desenvolvido software que ajudam à organização dos nomes de domínio e endereços Internet. Para além disso, o ISC promove a estabilidade do DNS (Domain Name System), que garante a possibilidade dos utilizadores Internet encontrarem uma determinada página segundo o seu endereço Web (URL) ou resolverem um endereço de correio electrónico.

Esta organização tem vindo a promover por isso a disseminação de “F root servers” em várias regiões consideradas chave para melhorar os tempos de resposta a pedidos de página e ainda replicar as bases de dados de DNS existentes reduzindo a sua vulnerabilidade a ataques mal intencionados. Só durante o ano de 2004 o ISC prevê instalar mais 12 destes servidores.

Segundo o comunicado pela FCCN, o servidor agora instalado em Portugal vai armazenar uma grande quantidade de informação para identificar servidores de nomes de domínio como o “.com”, “.pt” ou “.fr”.

Pedro Veiga, presidente da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), afirma que esta instalação “foi um investimento da FCCN, através do seu serviço DNS, para a Comunidade Internet em Portugal poder beneficiar de maior qualidade de serviço, fiabilidade e segurança”. A FCCN é a entidade responsável pelo planeamento e gestão da RCTS desde 1990, para além de gerir o domínio de topo de Portugal e operar o GigaPIX.

Notícias Relacionadas:
2004-01-05 - Entidades estrangeiras absorvem 50% dos novos subdomínios .com.pt