Na sequência da demissão em bloco da anterior equipa executiva da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), o Conselho Geral daquela instituição elegeu hoje um novo conselho executivo e aprovou a exoneração da anterior equipa, liderada por Pedro Veiga.

Passa a liderar a fundação, organismo que está em processo de integração na Fundação para a Ciência e Tecnologia, João Nuno Ferreira que, na mesma equipa, conta com Salomé Branco e Luísa Lopes Gueifão.

Em comunicado enviado às redações explica-se que todos os membros da nova equipa executiva eram já colaboradores da FCCN e que tomam posse imediatamente.
Recorde-se que a equipa liderada por Pedro Veiga demitiu-se em protesto contra a decisão do Governo de integrar a instituição na FCT, no âmbito da revisão da lei orgânica do Ministério da Educação.

Em declarações à TSF, o responsável dizia na altura que o Governo está a querer nacionalizar a Internet, ao tentar implementar em Portugal um modelo de gestão para o domínio .pt diferente daquele que existe na generalidade dos países desenvolvidos.

A FCCN gere a rede de investigação e ensino nacional, a RCTS (Rede Ciência, tecnologia e Sociedade) e o domínio .pt.

João Ferreira é licenciado em engenharia de sistemas e informática pela Universidade do Minho, mestre em Sistemas Distribuídos, Redes de Computadores e Comunicação de Dados, pela University College London e tem um MBA da Escola de Gestão da Universidade do Porto. Trabalha na FCCN desde Outubro de 1993, onde desempenhava funções de diretor técnico.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico