A quota atribuída pela Anacom a estas ligações traduz um crescimento da tecnologia na ordem dos 30%, face ao segundo trimestre do ano passado. As ligações de fibra integram um universo de 2,7 milhões de acessos fixos à Internet, mais 8,6% que no período homólogo.



Mesmo com a subida expressiva da fibra ótica/FTTH, nas tecnologias de acesso fixo à Internet o ADSL continua a dominar, representando 40,4% das ligações. O cabo concentra 37,1%.



Na banda larga móvel o número de utilizadores efetivos foi de 3,9 milhões, um valor fortemente impulsionado pela utilização de telemóveis.



Por operadores, a Vodafone continua a ser a empresa que mais consegue captar clientes na banda larga fixa, aumentando a base de subscritores de serviços de Internet pelo quinto trimestre consecutivo, avançando para uma quota de 8,9%.



A PT mantém, no entanto, a liderança, com uma quota de mercado de 49,8%. Segue-se a NOS com 34,9% do mercado. Na Internet móvel NOS e Vodafone trocam de posições, com a Vodafone a assumir a segunda posição.



Os números da Anacom também revelam que 37,8 em cada 100 famílias usam hoje serviços de Internet móvel e que 55,9 em cada 100 famílias têm em casa um acesso fixo à Internet.



Continuam ainda a mostrar que a esmagadora maioria dos portugueses opta por comprar serviços de telecomunicações em pacote. Nove em cada 10 subscritores de serviços de Internet fazem esta opção.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico