
No acesso a serviços e conteúdos através dos telemóveis, as jovens estão a ficar para trás, tendo 1,5 vezes menos hipóteses do que os rapazes de terem um destes equipamentos e 1,3 vezes menos probabilidades de serem donas de um smartphone, revelou um estudo levado a cabo em 25 países pela Fundação Vodafone e pela organização mundial sem fins lucrativos Girl Effect.
O relatório também denuncia que 67% dos rapazes inquiridos tem um telemóvel, em comparação com 44% das raparigas. Já mais de metade delas (52%) usa equipamentos usados, ao passo que somente 28% dos rapazes o fazem.
Estas discrepâncias são alavancadas por preconceitos sociais que impedem as raparigas de ter as mesmas liberdades que os rapazes quando, em muitos países “ o acesso a telemóveis é fundamental para a saúde, para a aprendizagem e para o desenvolvimento destas jovens”, diz Andrew Dunnett, diretor da Fundação Vodafone.
“Temos que encarar o facto de que raparigas e rapazes não têm as mesmas hipóteses no que diz respeito ao acesso a um telemóvel e contribuir para que se comece a mudar este paradigma”, refere o responsável.
De forma a contrariar estes resultados, as duas instituições fizeram uma parceria para ajudar sete milhões de jovens mulheres da África do Sul, Gana, Índia, Lesoto, Moçambique, Quénia, República Democrática do Congo e Tanzânia.
Os portugueses também podem fazer deste movimento entregando os seus telemóveis obsoletos numa loja Vodafone durante o próximo ano.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
DOOM: The Dark Ages é uma prequela da série passada num ambiente medieval negro -
App do dia
Já não consegue acompanhar o ritmo da sua agenda? Long Ago lembra-se de tudo por si -
Site do dia
Transforme o Chrome com novas ferramentas e widgets com a extensão Dashy -
How to TEK
Já pode pedir resumos de vídeos do YouTube ao Copilot. Conheça as novidades que chegaram ao Edge
Comentários