Depois da proposta de fusão entre a Sprint e a Nextel Communications, o sector da indústria de tecnologia wireless nos EUA irá passar por um processo de transformação semelhante ao que aconteceu na operação de redes com fios. Segundo a análise semestral da Standard & Poor sobre a indústria sem fios, a concentração dos clientes num número mais reduzido de empresas está a gerar maior concorrência entre operadores.

Quando o acordo entre a Sprint e Nextel estiver completo e aprovado, apenas quatro operadores nacionais de rede móvel representarão cerca de 85 por cento dos subscritores totais nos Estados Unidos. Desta forma, os quatro operadores de âmbito nacional serão: a Sprint Nextel, a Cingular Wireless que adquiriu a AT&T Wireless Services em Outubro de 2004, a Verizon Wireless e a T-Mobile.

A Standard & Poor acredita que na sequência desta concentração, no ano de 2005 verificar-se-á um aumento da competição entre os operadores existentes pela quota de mercado.

Apesar de a concorrência parecer inevitável, resta saber se esta luta representará um aumento do serviço ou de subsidiação à aquisição de equipamentos ou alargamento dos minutos de conversação entre aparelhos móveis, opções que pretendem fidelizar os clientes existentes e adquirir novos subscritores.

"Não há dúvidas que um dos indicadores chave desta perspectiva é a evidência estratégica de uma implementação de preços agressivos, que visa aumentar os minutos de conversação mensais", afirma Kenneth Leon, analista da empresa, em comunicado.

Uma vez que a penetração móvel nos EUA é superior a 60 por cento, os operadores estão a fortalecer as suas estratégias de retenção de clientes, nomeadamente virando as suas atenções para os segmentos de mercado menos explorados como os serviços pré-pagos e o mercado dos mais jovens.

Notícias Relacionadas:

2005-02-15 - Mercado móvel e banda larga contribuem para crescimento do sector em 2005
2004-12-16 - Sprint e Nextel assinam fusão que criará terceiro operador móvel americano