As vendas mundiais de telemóveis durante o terceiro trimestre de 2005 foram de 204 milhões de unidades, aumentando 22 por cento relativamente ao período homólogo do ano passado. O aumento global nas vendas de telemóveis levou a consultora Gartner a subir a sua previsão de vendas para 810 milhões em 2005, face aos 779 milhões anteriormente previstos.

Segundo a Gartner, o terceiro trimestre representa um crescimento recorde no mercado de telemóveis dos últimos quatro anos, sendo mais visível nos mercados da Europa Ocidental e Ásia/Pacífico.

A Nokia e a Motorola aumentaram a sua quota de mercado face aos concorrentes no terceiro trimestre deste ano, liderando a tabela. A quota de mercado da finlandesa Nokia subiu para 32,6 por cento, em comparação com os 31,9 por cento do trimestre anterior.

A Nokia vendeu 67 milhões de equipamentos, uma subida significativa quando comparada com os valores do período homólogo do ano passado (52,22 milhões). A Motorola reforçou a sua posição para os 18,7 por cento, registando um volume de vendas de 38,5 milhões, distanciando-se da Samsung que está em terceiro lugar.

As duas empresas têm beneficiado da forte procura de telemóveis nos mercados asiáticos, nomeadamente com os modelos de gama baixa. Para os mercados norte-americano e europeu a aposta centra-se na introdução de novas capacidades nos telemóveis, como as máquinas fotográficas e os leitores de música, na tentativa de evitar a queda dos preços dos equipamentos.

A Samsung mantém a terceira posição no ranking de fabricantes e a SonyEricsson passou para o quarto lugar, ficando à frente da LG.

Relativamente à terceira geração móvel, a Gartner prevê que o impulso esperado ainda não ocorra este ano, como se poderia prever pela descida de preços neste último trimestre, devido à falta de capacidade dos operadores móveis para lançar aplicações mais atractivas para os utilizadores.

Notícias Relacionadas:
2005-03-04 - Gartner espera que vendas de telemóveis ultrapassem 730 milhões de unidades em 2005

2005-01-28 - Vendas de telemóveis aumentaram 24 por cento no quarto trimestre de 2004

2004-06-08 - Vendas do primeiro trimestre acentuam quebra na quota de mercado da Nokia

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.