Depois dos computadores, o Google Instant vai agora começar a ser disponibilizado para telemóveis. Apresentado em Setembro último, o sistema sugere resultados de busca à medida que os utilizadores vão escrevendo na caixa de pesquisa.

A versão beta desta funcionalidade está disponível na maioria dos telefones iPhone e Android, mas de momento o serviço está circunscrito aos Estados Unidos. Prevê-se que nos próximos meses seja alargado a mais mercados.

Activada a partir da página de início do Google, a nova funcionalidade permitirá poupar tempo nas pesquisas a partir do telemóvel, onde "a escrita e o carregamento das páginas são muito mais lentas", refere Steve Kanefsky, engenheiro de software, no blog da empresa. Além disso, há uma "maior pressa" para encontrar a informação necessária quando se fazem pesquisas a partir destes dispositivos, acrescenta, justificando a aposta.

O modo de funcionamento é idêntico ao registado na "versão normal" do sistema, ou seja, à medida que se começa a teclar na caixa de pesquisa, o Google Instant vai tentando adivinhar o termo que se está a pesquisar, apresentando automaticamente possíveis resultados.

Além dos resultados dinâmicos, apontados à medida que se escreve na caixa de pesquisa, e da previsão do texto, o Instant oferece também a possibilidade de percorrer essas previsões de pesquisa e aceder imediatamente aos resultados para cada uma delas.

Segundo estimativas da empresa avançadas no lançamento geral do serviço, as novas funcionalidades podem permitir poupanças de tempo na ordem dos dois a cinco segundos, para cada pesquisa realizada. A mesma fonte garantia que, se todos os utilizadores do motor de pesquisa usassem o Instant, seria possível poupar mais de 11 horas por segundo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.