
Depois dos computadores, o Google Instant vai agora começar a ser disponibilizado para telemóveis. Apresentado em Setembro último, o sistema sugere resultados de busca à medida que os utilizadores vão escrevendo na caixa de pesquisa.
A versão beta desta funcionalidade está disponível na maioria dos telefones iPhone e Android, mas de momento o serviço está circunscrito aos Estados Unidos. Prevê-se que nos próximos meses seja alargado a mais mercados.
Activada a partir da página de início do Google, a nova funcionalidade permitirá poupar tempo nas pesquisas a partir do telemóvel, onde "a escrita e o carregamento das páginas são muito mais lentas", refere Steve Kanefsky, engenheiro de software, no blog da empresa. Além disso, há uma "maior pressa" para encontrar a informação necessária quando se fazem pesquisas a partir destes dispositivos, acrescenta, justificando a aposta.
O modo de funcionamento é idêntico ao registado na "versão normal" do sistema, ou seja, à medida que se começa a teclar na caixa de pesquisa, o Google Instant vai tentando adivinhar o termo que se está a pesquisar, apresentando automaticamente possíveis resultados.
Além dos resultados dinâmicos, apontados à medida que se escreve na caixa de pesquisa, e da previsão do texto, o Instant oferece também a possibilidade de percorrer essas previsões de pesquisa e aceder imediatamente aos resultados para cada uma delas.
Segundo estimativas da empresa avançadas no lançamento geral do serviço, as novas funcionalidades podem permitir poupanças de tempo na ordem dos dois a cinco segundos, para cada pesquisa realizada. A mesma fonte garantia que, se todos os utilizadores do motor de pesquisa usassem o Instant, seria possível poupar mais de 11 horas por segundo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários