O governo pondera adiar o switch-off da televisão analógica e quer ouvir a ANACOM a sobre as falhas no processo de implementação da TDT apontadas pelo estudo publicado a semana passada pela Deco.

De acordo com o semanário Expresso, que avançou a informação, o novo executivo quer adiar por seis meses a migração definitiva para a TDT, para evitar que a compra de descodificadores coincida com o corte no subsídio de Natal.

No entanto, o partido político com maioria parlamentar já tinha avisado que pretende ouvir a Autoridade Nacional de Comunicações sobre as falhas no processo de implementação da televisão digital terrestre apontadas pelo estudo da Deco.

Segundo a informação avançada pela Lusa, o PSD pediu para ouvir a ANACOM depois de a Associação para a Defesa dos Consumidores ter divulgado um estudo indicando que os consumidores não estão a ser devidamente informados sobre o processo de transição da televisão analógica para a TDT, numa altura em que faltam poucos meses para o "apagão" analógico.

O fim das transmissões analógicas está marcado para 26 de abril de 2012, não tendo ainda sido avançada qualquer informação oficial sobre mudanças no calendário, que prevê o switch-off faseado por regiões. A manter-se a previsão, a Nazaré é a próxima zona a desligar a TV analógica, a 13 de Outubro, depois de Alenquer e Agualva-Cacém terem feito a transição em Junho e Julho.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico