Alguns dos maiores operadores móveis e de telecomunicações europeus estão a unir esforços para que seja possível lançar a nova tecnologia 5G nos vários mercados europeus mais rapidamente.

Diz o site do Financial Times que são empresas como a Deutsche Telekom, a Telecom Italia, a BT e o grupo Vodafone a nível europeu que estão juntas neste grupo, com o objetivo declarado de lançar as novas redes 5G em pelo menos uma cidade de cada país europeu até 2012, colocando assim os mercados europeus em linha com os timings que estão a ser equacionados nos mercados asiáticos e norte-americanos, diz o site MobileWorldLive.com.  

Este anúncio surge no seguimento da posição face às redes 5G e à neutralidade da Internet tomada ontem pela Comissão Europeia, cujos membros, pela voz de Gunther Oettinger, se mostraram “satisfeitos por poderem debater a questão do 5G com os mais importantes players desta indústria no momento, com o propósito de poderem concentrar-se nos fatores que possam garantir a liderança digital da Europa no 5G”. Este comissário europeu prometeu mesmo que a Comissão Europeia preparará “um plano de ação para o 5G até ao outono”.

Perante os esforços dos responsáveis da União Europeia para abordar da melhor forma a questão do 5G, este conjunto de operadores móveis deixa o aviso de que “existe alguma preocupação do lado do setor devido ao facto de as mais recentes diretrizes relativas à neutralidade da Internet estarem a gerar incertezas quanto ao retorno que estes investimentos poderão trazer”.

Os responsáveis pelas empresas em causa dizem ainda que “é possível que os mesmos investimentos nas redes 5G possam ser adiados caso as entidades reguladoras oficiais não apresentem pareceres favoráveis e os sigam à risca”.  

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.