As empresas espaciais europeias capazes de prestar serviços de telecomunicações e navegação para o espaço vão ser convidadas a participarem nas futuras missões à Lua promovidas pela ESA. Assim o declara a agência espacial, que está a aguardar a conclusão de dois estudos de viabilidade para lançar oficialmente o desafio.

A iniciativa leva o nome de Moonlight e visa criar um serviço partilhado de serviços de telecomunicação e navegação que “sustentem” essas missões, incentivando as empresas organizações europeias e canadianas ligadas ao espaço a colocarem uma constelação de satélites em redor da Lua.

As previsões apontam para que na próxima década sejam lançadas 250 missões à Lua, impulsionando uma economia geradora de cerca de 100 mil milhões de euros na Terra. A ESA irá liderar ou ser um parceiro internacional em muitas destas missões, incluindo aquelas que preveem uma presença lunar permanente.

As empresas envolvidas no projeto Moonlight teriam, na ESA, um “cliente âncora”, mas ao mesmo tempo serão livres para vender comunicações lunares e serviços e soluções de navegação a terceiros, explica a agência.

VIDEO

Entre os projetos lunares que a ESA integra está o Módulo de Serviço Europeu para a recente missão Artemis I, da NASA, na qual um voo de teste não tripulado orbitou a Lua antes de retornar à Terra e mergulhar com sucesso no Oceano Pacífico. Todas as futuras missões lunares Artemis serão alimentadas pelos Módulos de Serviço Europeus da ESA.

strong>Clique nas imagens para mais detalhes sobre o regresso da Orion à Terra

Está também envolvida, com outros parceiros, no projeto de construção, igualmente da NASA, do Lunar Gateway, um posto avançado em órbita em redor do satélite natural da Terra, que servirá como ponto de partida para a exploração tripulada e robótica do polo sul lunar. Entre as soluções fornecidas pela ESA está um módulo de comunicações que abrirá caminho para o sistema Moonlight.

Já iniciado está o projeto Pathfinder que visa fornecer os serviços de comunicação iniciais para as primeiras missões lunares, o que também ajudará na preparação para a próxima etapa do Moonlight. O Pathfinder também incluirá um demonstrador de carga útil de navegação, que permitirá o posicionamento da órbita lunar usando os sistemas GPS e Galileo pela primeira vez e será lançado em 2025.

O European Large Logistics Lander, ou Argonaut, concebido para abastecer a aldeia lunar com mantimentos e infraestrutura, assim como realizar algumas experiências científicas, também será projetado para que possa beneficiar dos serviços de comunicação e navegação do programa Moonlight.

Segundo a ESA, as missões científicas que usarem o sistema Moonlight poderão transmitir ao vivo vídeos de maior qualidade, aumentando os volumes de dados e as velocidades de transferência. Prevê-se igualmente que os rovers lunares equipados com recetores do sistema de satélites possam navegar de forma autónoma com alta precisão, melhorando as oportunidades de missão e potencial de aplicações e reduzindo os riscos e custos associados.

“Assim que o Moonlight estiver implementado, as empresas poderão criar novas aplicações em setores como educação, média e entretenimento, além de inspirar os jovens a estudarem ciência, tecnologia, engenharia e matemática, criando uma futura força de trabalho altamente qualificada”, assegura a Agência Espacial Europeia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.