Um grupo de investigadores de segurança revelou ter descoberto uma falha que permite aceder à rede da Vodafone, no Reino Unido. Através da vulnerabilidade é possível ter acesso a conversas telefónicas e até a caixas de correio de utilizadores da operadora móvel, garante o The Hacker's Choice.



Para conseguir entrar na rede da operadora, o grupo tirou partido de uma falha na forma como a empresa configurou o seu sistema, na ligação da rede core à tecnologia que permite amplificar o sinal recebido pelo cliente, um serviço que se materializa através da tecnologia Femtocell.



O grupo frisa que usou o mesmo hardware normalizado que é colocado em casa de qualquer cliente Femtocell e garante que foi por essa via que ganhou acesso à rede e aos equipamentos de outros clientes.



O THC terá comprado um dispositivo em 2009 e desde então investigou a forma como a tecnologia liga à rede core da Vodafone. Normalmente apenas um número limitado de telefones registados pode aceder à Femtocell de cada cliente, uma protecção que os hackers garantem conseguir contornar, assegurando a ligação automática de qualquer número de um cliente ao dispositivo.



A partir do momento em que um número de telefone fica ligado ao dispositivo pode interceptar todas as comunicações, ou mesmo fazê-las em nome dos legítimos proprietários das contas, noticia a imprensa britânica.



As mesmas fontes indicam, no entanto, que para a falha ser explorada é necessário estar a uma distância máxima de 50 metros do equipamento, o que limita de alguma forma o impacto do problema.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.