
Um grupo de investigadores de segurança revelou ter descoberto uma falha que permite aceder à rede da Vodafone, no Reino Unido. Através da vulnerabilidade é possível ter acesso a conversas telefónicas e até a caixas de correio de utilizadores da operadora móvel, garante o The Hacker's Choice.
Para conseguir entrar na rede da operadora, o grupo tirou partido de uma falha na forma como a empresa configurou o seu sistema, na ligação da rede core à tecnologia que permite amplificar o sinal recebido pelo cliente, um serviço que se materializa através da tecnologia Femtocell.
O grupo frisa que usou o mesmo hardware normalizado que é colocado em casa de qualquer cliente Femtocell e garante que foi por essa via que ganhou acesso à rede e aos equipamentos de outros clientes.
O THC terá comprado um dispositivo em 2009 e desde então investigou a forma como a tecnologia liga à rede core da Vodafone. Normalmente apenas um número limitado de telefones registados pode aceder à Femtocell de cada cliente, uma protecção que os hackers garantem conseguir contornar, assegurando a ligação automática de qualquer número de um cliente ao dispositivo.
A partir do momento em que um número de telefone fica ligado ao dispositivo pode interceptar todas as comunicações, ou mesmo fazê-las em nome dos legítimos proprietários das contas, noticia a imprensa britânica.
As mesmas fontes indicam, no entanto, que para a falha ser explorada é necessário estar a uma distância máxima de 50 metros do equipamento, o que limita de alguma forma o impacto do problema.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Sem motivação para alcançar os seus objetivos? BeeDone transforma a rotina de maneira divertida -
Site do dia
InstaCharts: uma ferramenta online para criar visualizações de dados instantâneas -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários