Há mais um capítulo na guerra entre a Huawei e o executivo norte-americano, desta vez um novo processo em tribunal colocado pela fabricante chinês no tribunal de Washington. Em causa está uma licença de exportação que a empresa aguarda há dois anos sobre um equipamento de telecomunicações para poder ser levado para a China, avança a Bloomberg.
Segundo o processo colocado no tribunal na passada sexta-feira, o hardware está nas mãos dos oficiais para teste durante o período referido, sem qualquer resposta: “Eles simplesmente colocaram o equipamento num limbo”, refere a empresa chinesa.
Os advogados da Huawei mencionam que o equipamento foi enviado para um laboratório na Califórnia para testes em julho de 2017, para verificação da necessidade de licença de exportação. O equipamento foi apreendido no Alasca, quando a empresa preparava para o enviar para a China. Os representantes da tecnológica mencionam que todas as informações requeridas sobre o equipamento foram providenciadas, ainda que na data do envio não era requerida qualquer licença, sob o abrigo do regulamento da Administração de Exportações dos Estados Unidos.
A Huawei quer que o juiz decida sobre a alegação do Governo de Donald Trump ter atrasado a decisão sem qualquer razão que o justificasse.
Ainda sobre a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, a administração americana está a considerar um requerimento para que a tecnologia 5G, a ser utilizada no território, seja obrigatoriamente construída fora da China, avança o Wall Street Journal. Ao acontecer, fabricantes e empresas ocidentais teriam de mover a sua produção para outros países, incluindo a Nokia e a Ericsson para manterem o fornecimento de equipamento aos Estados Unidos, que são o principal consumidor mundial de serviços de telecomunicações. As empresas têm sido sondadas pelo Governo norte-americano, sobre a sua capacidade de fabricar routers e switches fora da China.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários