As vendas downloads de toques de telemóvel estão a crescer de forma exponencial no reino Unido, segundo dados da encomendados pela indústria britânica a que a France Press (AFP) teve acesso. Para a mesma entidade, este tipo de serviço pode mesmo, a médio prazo, trazer mais dividendo às editoras discográficas do que a própria venda de CDs singles.

Segundo um estudo da Mobile Data Association (MDA), indústria britânica de toques de telemóvel - assente na venda de downloads de temas musicais para telemóveis os quais são reproduzidos quando o telefone toca - deve crescer durante este ano cerca de 60 por cento em relação a 2002.

No ano transacto as vendas de toques de telemóvel através de download foram estimadas em cerca de 63 milhões de dólares, segundo dados apresentados pela MDA aos quais a AFP teve acesso. No que diz respeito a este ano a mesma entidade prevê que o volume de negócio deste mercado se cifre em 99 milhões de euros.

Por tudo isto, a MDA prevê que a médio prazo esta indústria suplante a de CDs single, a qual foi avaliada no ano passado em 222 milhões e 400 mil euros. No entanto, este mercado tem vindo a decrescer significativamente nos últimos anos - em 2001 valia 267 milhões e 700 mil euros - podendo a indústria de toques de telemóvel vir a suplantá-lo se continuar a crescer a este ritmo.

Segundo dados do mesmo estudo, os toques musicais de telemóveis são bastante populares entre os jovens britânicos, os quais são clientes muito fiéis deste serviço uma vez que se dispõem a alterar o toque dos seus aparelhos à mesma velocidade com que o topo das tabelas pop britânicas sofre alterações.

Notícias Relacionadas:

2003-06-02 - Nokia e Warner põem música em primeiro lugar no novo Nokia 3300
2002-04-14 - Samsung N620 apresenta 16 toques polifónicos