Alargando o conjunto de parcerias que vem sustentando para desenvolver soluções de telecomunicações, a Intel anunciou ontem que assinou um acordo com a empresa chinesa ZTE no sentido de criarem em conjunto standards que sustentem soluções globais baseadas na tecnologia WiMAX. Como um dos maiores fabricantes de equipamentos de telecomunicações na China, a ZTE tem especial interesse nesta tecnologia que poderá ajudar a cobrir territórios com défice de infra-estruturas de comunicações.



As duas empresas vão abordar em conjunto as relações com órgãos reguladores e normalizadores das tecnologias de comunicações de forma a assegurarem a atribuição de um espectro de rádio adequado ao WiMAX, enquanto paralelamente vão colaborar no desenvolvimento de standards para redes baseadas na norma 802.16.




A ZTE compromete-se ainda a desenvolver infra-estrutura e equipamento com base nas soluções WiMAX da Intel, nomeadamente com o Rosedale, a primeira solução on-a-chip baseada no standard IEEE 802.16-2004.



As primeiras implementações das soluções de rede baseadas nesta norma devem ser iniciadas pela ZDE ainda este ano junto de operadores na China, Europa e Sudeste Asiático. Só em meados de 2006 estão previstas experiências de campo.



A Intel e a ZTE têm vindo a trabalhar em conjunto há mais de um ano e meio nesta área, mas o acordo agora estabelecido solidifica esta relação e o comprometimento de cada uma das companhias, explica em comunicado James Jiang, presidente da ZiMAX Technologies, uma subsidiária da ZTE dedicada ao desenvolvimento de produtos WiMAX.

Notícias Relacionadas:

2004-10-26 - Intel reforça interesse em tecnologia WiMax com investimento na Clearwire

2004-09-07 - Dual Core e WiMax dominam novidades do Intel Developer Forum

2004-01-22 - Banda larga wireless pode trazer mais 5 mil milhões de utilizadores para a Internet