
A Intel está a negociar com o Governo brasileiro para assegurar um papel central na estratégia de difusão de um modelo de banalização do acesso à Internet de banda larga no país. A empresa acredita que faz falta àquele país da América Latina uma aposta mais forte nos planos pré-pagos e tem agido junto do Governo local para desenvolver uma estratégia neste sentido, apelando à análise do que aconteceu em países como a Índia, Turquia ou Paquistão.
De acordo com informação disponibilizada por John Davies, diretor-geral do programa Intel World Ahead, em entrevista ao site Convergência Digital, a fabricante está a negociar não só com o governo mas também com operadores, fabricantes de modems e dispositivos móveis para criar condições para aumentar a penetração dos serviços de banda larga no país.
John Davies defende que o modelo pré-pago, cuja aposta teve impactos positivos noutros países em vias de desenvolvimento, seria o caminho mais rápido para aumentar a penetração dos serviços de Internet rápida nas redes móveis e fixas e tem vindo a tentar demonstrar a sua rentabilidade. Na Índia, explica, a introdução de ofertas pré-pagas geraram um aumento de 30 por cento na penetração dos serviços móveis de dados.
"O Brasil está em terceiro lugar no ranking de PCs - superando o Japão no segundo trimestre - e deverá manter essa posição por muito tempo. O mercado aqui cresce solidamente e há ainda muito espaço para oportunidades", destaca o responsável.
"O modelo do pré-pago, que tanto sucesso fez na telefonia móvel, é uma oportunidade de ouro para a geração de novos clientes e consumo", continua. Contudo, o modelo não é muito usado no país, sobretudo no que se refere à banda larga móvel. Embora já tenha sido alvo de aposta dos principais operadores, a elevada procura e a baixa capacidade de resposta das redes 3G no país levou a um recuo.
Nos últimos 12 meses o número de ligação à Internet através da rede fixa aumentou 26,3 por cento no Brasil, atingindo os 16 milhões de utilizadores. Na Internet móvel o número e utilizadores é já superior, atingindo no mesmo período os 29,7 milhões, de acordo com números da Telebrasil.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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