À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, os serviços de Internet continuam a liderar as queixas dos consumidores à Anacom, que em 2009 recebeu um total de 41.989 reclamações, num crescimento de 24 por cento face a 2008. A PT está entre os fornecedores mais visados.

Do número total de queixas, mais de 32.143 ou perto de 79,3 por cento dizem respeito às comunicações electrónicas, seguidas do sector postal (18%).

Em matéria de comunicações electrónicas, o serviço fixo de telefone, o serviço de cartões virtuais de chamadas e a televisão por subscrição foram aqueles que reuniram o maior número de reclamações por cada 1.000 clientes, a seguir ao acesso à Internet.

Facturação, contratos e assistência técnica são as situações mais apontadas nas reclamações dirigidas directamente à Anacom. Nas queixas recebidas através do livro de reclamações prevalecem os assuntos relacionados com equipamento, atendimento ao cliente, facturação e assistência técnica.

A entidade reguladora divulgou também, e pela primeira vez, "os operadores mais visados nas reclamações", com base no número de queixas por mil clientes. A PT lidera com 4,9 reclamações relativas ao acesso à Internet e serviço fixo de telefone. A Vodafone surge em segundo, no acesso à Internet e na TV por subscrição TV paga, seguida pela Zon, no serviço móvel e também no fixo, e pela Sonaecom, no serviço de televisão por subscrição.