A Vodafone, a Telefónica e a Telecom Itália vão pôr em prática o acordo assinado há cerca de um ano no 3GSM World 2006 para a interoperabilidade de serviços móveis de mensagens instantâneas.



As operadoras anunciam hoje o lançamento de novos serviços que irão tornar possível esta funcionalidade. Envolvidas neste primeiro roll out estão as subsidiárias espanholas e italiana da Vodafone, a par com a unidade espanhola da Telefónica e a já referida Telecom Itália.

A Vodafone Portugal está também envolvida no projecto mas ainda sem calendarização para o lançamento de uma oferta comercial, confirmou ao TeK fonte oficial da operadora.



O novo serviço vai funcionar sobre uma plataforma técnica e comercial desenvolvida sob a coordenação da GSM Association, que no ano passado promoveu a concretização do acordo entre várias operadoras para a adopção do Personal IM. Uma das funcionalidades garantidas pelo serviço é a possibilidade de transferir mensagens instantâneas como se fossem mensagens de texto (SMS).



Durante este ano, também a T-Mobile e a Orange planeiam o lançamento de serviços suportados na mesma plataforma em França, no Reino Unido e na Alemanha. As cincos operadoras móveis têm aliás em marcha a assinatura dos protocolos de interoperabilidade entre si que irão garantir o desenvolvimento do Personal IM.



Também na Índia começam a surgir os primeiros serviços suportados na mesma plataforma elevando para 40 o número de operadores móveis e para 55 o número de países envolvidos na iniciativa. Ao todo são visados pelos primeiros esforços de introdução da plataforma um bilião de potenciais clientes.



Os avanços no rool out da plataforma já tinham sido noticiados pela imprensa internacional ao longo da semana passada, agora com confirmação oficial por parte das empresas envolvidas.

Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com informação fornecida pela Vodafone Portugal, também envolvida no projecto.



Notícias Relacionadas:

2007-02-05 - Operadores móveis preparam-se para anunciar parceria na área da pesquisa

2006-02-14 - Operadores móveis comprometem-se a garantir interoperabilidade dos serviços de IM