A notícia falhou a MacWorld mas não tardou a surgir: o tão esperado modelo low-cost do iPhone deverá chegar em breve. De acordo com o Electronic Daily News, o equipamento já tem nome - iPhone nano - e deverá estar pronto para distribuição pelo Verão.

A mesma fonte indica que a Apple já entregou o pedido de produção de chips para o novo equipamento às fabricantes Taiwan Semiconductor Manufacturing Company e United Microelectronics Corporation, pelo que o telemóvel deverá estar pronto em Junho.

Por enquanto, ainda não surgiram quaisquer provas de um novo iPhone nos Estados Unidos, o que levantou uma onda de rumores em solo norte-americano, onde se especula que o telemóvel seja lançado primeiro na China.

O mercado chinês é o maior do mundo, contando com mais de 650 milhões de assinantes, e é o único onde o iPhone não está presente. Ao que tudo indica, a China Mobile, a maior operadora móvel do mundo tem vindo a pressionar a Apple para que os futuros modelos do iPhone adoptem a norma local TD-SCDMA de telefonia 3G ao invés do HSDPA, utilizado, por exemplo, na Europa.

O governo daquele país concedeu na semana passada três licenças de telefonia móvel 3G, enquanto que as outras duas operadoras, China Unicom e China Telecom, receberam licenças para a tecnologias internacionais WCDMA e CDMA-2000, respectivamente.