O iPhone da Apple superou, pela primeira vez, as vendas do rival da Research In Motion, ascendendo à segunda posição no ranking mundial de smartphones no último trimestre, segundo dados da Canalys.

Entre Julho e Setembro o telemóvel da Apple vendeu 6,9 milhões de unidades, que comparam com os 6,1 milhões de Blackberry comercializados pela RIM. A finlandesa Nokia manteve a liderança mundial do mercado, vendendo 15,5 milhões de smartphones.

No total do trimestre, o mercado mundial registou a transacção de 39,9 milhões de smartphones, num aumento de 28 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a análise da Canalys, a quota dos aparelhos no mercado de telemóveis aumentou para 13 por cento.

A Nokia manteve a liderança no segmento, mas perdeu uma importante fatia do mercado para as suas concorrentes mais directas. A empresa tem agora 38,9 por cento do mercado, contra os 51,4 por cento detidos em igual período de 2007.

A empresa liderada por Steve Jobs aumentou a sua quota para 17,3 por cento, ultrapassando a fabricante do BlackBerry, que terminou o período em análise com 15,2 por cento do mercado de smartphones.